Caminhar 7 mil ou 10 mil passos por dia?
- carlafinger
- 19 de ago
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago

Se, em uma conversa com uma amiga, uma colega de trabalho ou até mesmo com o profissional de saúde que faz o seu acompanhamento, você comentar que está decidida a levar uma vida mais saudável, é bem provável que ouça a recomendação de se exercitar mais.
Para quem está aprendendo a colocar a saúde em primeiro lugar e dando os primeiros passos para uma vida mais saudável, esse tipo de bom conselho costuma entrar por um ouvido e sair pelo outro. Praticar exercícios soa um tanto vago, distante da realidade e difícil de incorporar no dia a dia.
São tantas as sugestões que acabamos seguindo o que todo mundo faz ou aderindo ao que está na moda — como a famosa meta dos 10 mil passos por dia.
Os pesquisadores que estudam exercício buscam transformar suas descobertas em orientações práticas para facilitar aumentar a atividade física. Durante muito tempo, difundiu-se a meta de 10 mil passos por dia (7-8 km) como ideal para a saúde metabólica e do coração. Porém, os estudos mais recentes indicam que em torno de 7 mil passos por dia é suficiente para proporcionar benefícios.
Mas, para muita gente, inclusive para quem que já faz alguma atividade física, percorrer 5 a 6 km por dia é uma meta inviável já que requer investir muito tempo e energia.
Então, o que fazer?
Comece devagar, com uma caminhada de 5 a 10 minutos por dia para dar tempo para o seu corpo se acostumar ao esforço e vencer a resistência inicial. O importante é ser constante e criar o hábito do movimento.
Com o tempo, à medida que seu corpo se habitua, fica mais fácil aumentar gradualmente a distância percorrida ou o ritmo da passada. O objetivo é melhorar passo a passo. Deixe as metas maiores para mais adiante, quando já estiver mais habituada ao exercício.
Hora de agir
Ao decidir ser mais ativa no dia a dia, o primeiro passo é identificar os momentos em que você pode se movimentar mais de maneira natural.
Fique atenta à sua rotina. Aproveite cada oportunidade para caminhar, tornando a atividade física parte natural do seu dia.
Se você se desloca de carro, uma boa estratégia é estacionar um pouco mais distante e caminhar. Se utiliza transporte público, experimente descer um ou dois pontos antes do seu destino e seguir o restante do trajeto a pé.
Se, por algum motivo, você não conseguir sair para caminhar em algum dia, não desanime. Você terá novas oportunidades no dia seguinte.
Um toque para facilitar
Numa folha de papel ou no celular, anote a sua caminhada diária.
Anotar o quanto caminha todos os dias dá uma ideia da sua evolução. E você se sentirá mais animada ao perceber o quanto está progredindo.



Comentários