top of page

Ansiedade: uma presença incômoda

  • carlafinger
  • 15 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de ago.


ree

As mulheres se desdobram para dar conta de tudo. Estudam, trabalham fora, investem na carreira, cuidam dos filhos e da família e ainda administram as coisas da casa. Além disso, precisam lidar com a expectativa de serem naturalmente multitarefas. Não é à toa que muitas vivem exaustas, estressadas e ansiosas.


Com tantas demandas e obrigações, elas precisam aprender a cuidar do próprio bem-estar e encontrar formas de lidar com a ansiedade.


Além de dividir responsabilidades e buscar apoio para não carregar o mundo nas costas, é fundamental colocar limites. Ao colocar limites, você readquire o controle da sua vida e abre espaço para si mesma. E, sem se sentir culpada, encontra um tempinho para cuidar de você.


Não há uma solução única


Para aliviar a tensão do dia a dia, não existe uma fórmula única nem uma solução que sirva para todas. Não adianta seguir apenas o que dizem na internet ou as recomendações de amigas. Cada mulher tem seu temperamento e suas preferências. Enquanto umas curtem relaxamento e meditação, outras encontram alívio ouvindo música em alto volume.


Cada uma de nós deve descobrir o que se encaixa melhor na sua rotina. É preciso experimentar e testar até encontrar o que realmente funciona.


Quem está começando e ainda não consegue reservar um tempo para se exercitar, pode buscar oportunidades de se manter mais ativa ao longo do dia. Isso dá para fazer mesmo quando a sua agenda está cheia e parece não sobrar tempo para nada.


Uma maneira acessível e eficaz de diminuir a ansiedade é gastar energia. Ao se movimentar e transpirar, o nosso corpo diminui o hormônio do stress e libera outros hormônios que são estimulantes e melhoram a disposição. A atividade física produz uma sensação de bem-estar, ajuda a acalmar a mente a diminui a tensão.


Hora de agir


Crie o hábito de fazer pequenas pausas ao longo do dia para se movimentar. Em casa ou no trabalho, aproveite os intervalos ou a hora do almoço para dar uma caminhada.


Comece devagar, no início, desça apenas até a entrada do local onde trabalha. Com o tempo, aumente a distância percorrida, caminhe pela calçada ou dê uma a duas voltas no quarteirão.


Siga uma rotina: saia para caminhar sem pensar em nada além da sua respiração, aproveitando o momento para relaxar.


Um toque para facilitar


Se o seu dia foi muito corrido e não sobrou tempo para caminhar, dance ao som da sua música favorita antes do banho. É um bom exercício e ajuda a aliviar a tensão e melhorar o seu humor.


Numa folha de papel ou no celular, anote os dias em que conseguiu cumprir o que se comprometeu. Assim você terá uma boa ideia do quanto está evoluindo.



Comentários


Inscreva-se para receber avisos
de novos posts

© 2025 Mudar para viver bem/canviant
bottom of page