Perca o medo de aprender a cozinhar
- carlafinger
- 27 de ago.
- 2 min de leitura

O medo de aprender a cozinhar ainda ronda a vida da mulher moderna. Muitas de nós crescemos ouvindo que não era necessário aprender a cozinhar, quase como um alerta: se aprendêssemos, correríamos o risco de virar “donas de casa”. Cozinhar era visto como uma obrigação, uma tarefa doméstica que indicava submissão feminina. Essa divisão de papeis de gênero distorceu o verdadeiro valor do ato de cozinhar.
Ainda hoje, as mulheres resistem a aprender a cozinhar, como se entrar na cozinha fosse ameaçar a própria independência. Inconscientemente, algumas até repetem frases como “não sei nem fritar um ovo”, como se cozinhar significasse abrir mão das conquistas femininas.
Mas a fila andou. Cozinhar deixou de ser uma obrigação da mulher e passou a ser uma escolha. Preparar a comida em casa permite cuidar melhor da alimentação, como uma forma de cuidado com a própria saúde e das outras pessoas da casa. Mais que obrigação, cozinhar é uma necessidade básica para a vida.
Assuma o controle
Cozinhar em casa é fundamental para uma alimentação saudável. Permite alimentar-se de maneira mais consciente e assumir o controle do que você come, ao escolher o cardápio das refeições, optar por alimentos mais nutritivos e ajustar a quantidade de sal e gordura da comida.
Mais do que uma tarefa associada a gênero, cozinhar é uma habilidade para viver bem. Quem quer investir em uma alimentação saudável para a vida toda precisa deixar para trás o discurso ultrapassado do tipo não sei cozinhar, não tenho tempo ou me falta talento. Assim como não é necessário ser um ás do volante para dirigir, também não é preciso ser chef de cozinha para preparar a própria refeição.
A mulher moderna não precisa temer a cozinha. Ter o hábito de cozinhar demonstra que você sabe fazer escolhas saudáveis, cuidar de si mesma e ainda cria oportunidades de desenvolver o paladar, experimentar pratos diferentes e curtir o momento com os amigos.
Saia da inércia e comece a praticar.
Hora de agir
Para vencer a resistência, vá aos poucos. Se ainda não está acostumada a cozinhar, dê o primeiro passo e prepare algo simples: uma salada de vegetais ou uma salada de frutas são ótimas opções para praticar.
Se você já sabe cozinhar, mas não costuma preparar as refeições, comece a desenferrujar. Prepare uma receita fácil para readquirir o hábito de cozinhar.
Reserve um tempo no fim de semana. Deixe o clima da cozinha agradável, ponha uma música, prepare uma bebida gostosa e arregace as mangas.
Um toque para facilitar
Procure seguir uma sequência simples. Por exemplo, ao preparar uma salada de frutas incrementada, siga os seguintes passos:
- planejar: escolha as frutas da sua salada e, para não faltar nada, prepare uma lista de compras.
- organizar: coloque as frutas na bancada da pia e separe os utensílios e tigela.
- preparar: lave, higienize e corte as frutas.
- montar: misture as frutas em uma tigela. Dê um toque especial: decore com uma farofinha de amêndoas e frutas secas ou com mel.



Comentários