Para viver bem, por onde começar?
- carlafinger
- 12 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.

A ótima notícia é que estamos todos vivendo mais.
A não tão boa notícia é queremos ter uma vida longa, mas não sabemos ao certo como chegar com saúde aos 40, 50, 60, 70 ou 80 anos, e conseguir aproveitar os muitos anos da nossa existência levando uma vida ativa com qualidade e autonomia.
Os nossos hábitos de saúde
Ao repetirmos uma mesma ação inúmeras vezes, este comportamento é aprendido e a ação vira automática. Criamos um hábito. O hábito permite que a gente funcione sem ter que pensar a toda hora e tomar uma decisão. Imagina acordar todos os dias e ter que decidir: e agora, vou levantar da cama e ir ao banheiro? Lavar o rosto?
Começamos a adquirir os nossos hábitos de saúde desde cedo. Alguns são bons, como lavar as mãos e escovar os dentes, enquanto outros são ruins, como pôr açúcar na bebida ou ficar horas sentado.
Como agimos no automático, às vezes fica difícil perceber se os nossos hábitos no dia a dia são bons ou ruins para a saúde.
Mudar para viver bem
Para viver bem, precisamos mudar o nosso comportamento.
O primeiro passo é reconhecer que algo precisa mudar. Às vezes nem cogitamos a possibilidade de fazer as coisas de maneira diferente. Comece a prestar atenção nos seus hábitos. Você costuma adoçar o cafezinho ou o suco? Sai de casa a pé sempre que pode? Dorme bem à noite?
Podemos começar a mudar e aprender a fazer escolhas saudáveis em qualquer idade. Talvez você esteja com uns 30 e quer ensinar bons hábitos às crianças. Ou está com 40 e pensa em chegar bem aos 90. Ou passou dos 50 e quer amadurecer com mais saúde. Ou é uma mulher madura de 70, 80 anos e quer manejar melhor seus problemas.
Antes de mais nada, pense o que é “ser saudável” para você. É estar em boa forma física e se sentir melhor com o próprio corpo? É ter mais ânimo e disposição? É sentir menos dores? É dormir melhor e se sentir menos cansada?
Resistir à ideia de mudar é normal. Por isso, pense bem. Imagine os benefícios de cuidar de si mesma e investir na própria saúde.
Quanto antes se investe, melhor é o resultado.
Hora de agir
Faça um exercício de imaginação, tipo uma conversa íntima com você mesma.
Imagine que você quer levar uma vida mais saudável. Qual seria a sua prioridade? Por exemplo, você quer saber se alimentar melhor para perder peso? Ou quer ser mais ativa e ficar menos estressada/ansiosa?
Pense na pessoa que você seria se tivesse mais saúde. O que poderia fazer se estivesse mais satisfeita consigo mesma? Como você iria se sentir por estar investindo em si mesma? E, se estiver determinada a mudar para viver bem, assuma consigo mesma o compromisso de querer mudar.
É um excelente começo.
Um toque para facilitar
Num caderno ou no celular, anote as suas ideias e o que quer para a sua vida. Seja muito honesta. Descreva o que quer mudar na sua vida.
Guarde estas anotações. Releia de vez em quando o que você escreveu, elas servem de guia para ir acertando o seu caminho.



Comentários