O poder do sono
- carlafinger
- 14 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.

Dormir bem é essencial para a saúde e o bem-estar.
Levar uma vida agitada e produtiva é muito valorizado na nossa cultura e o sono é visto como pouco importante. Muitos acreditam que dormir é perda de tempo.
Mas esta ideia já caiu por terra. O estudo do sono ganhou terreno nos últimos anos, revelando o quanto dormir bem é fundamental. As pesquisas mostram que o sono não serve apenas para descansar, mas é essencial para a saúde física, mental e emocional. Dormir bem é tão importante para a saúde quanto se alimentar saudável e ser ativa.
Uma pessoa adulta deve ir para cama sempre no mesmo horário e dormir entre 7 e 9 horas. Durante o sono, o nosso organismo exerce funções restauradoras e uma noite bem dormida de sono ininterrupto revigora as energias.
Horas de sono perdidas
Na rotina acelerada, com estímulos constantes, dormir poucas horas chega até a ser um hábito invejado. As pessoas sacrificam as horas de sono sem perceber o quanto isso afeta a própria saúde. A falta de sono debilita o sistema imunológico, prejudica a memória e a concentração, desregula o apetite e aumenta o risco de doenças.
Se você dorme pouco durante a semana, o fim de semana não é suficiente para compensar o sono perdido. As pesquisas mostram que aumentar as horas de sono traz benefícios à saúde para quem normalmente dorme pouco.
Se você vive constantemente privada de sono, ao voltar a dormir bem, não apenas sentirá menos cansaço, mas também ajudará o seu corpo a recuperar o equilíbrio e a prevenir problemas de saúde a longo prazo.
Hora de agir
Ter um horário certo para dormir todas as noites é o primeiro passo para dormir bem. Vá se deitar e desperte no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana.
Siga uma rotina na hora de dormir. Deixe o quarto à meia-luz para criar um ambiente relaxante e silencioso. Tome um banho morno antes de ir para cama. Leia um livro para embalar o sono ou ponha uma música suave e apague as luzes.
Pode levar uma semana ou mais para o seu corpo se ajustar ao novo horário.
Um toque para facilitar
Crie a sua rotina para o momento de dormir. Em uma folha de papel ou no celular, anote a sequência de ações a ser seguida todas as noites: tomar banho; preparar o ambiente do quarto; ir deixar no horário fixo; pegar livro para ler; relaxar com exercício de respiração ou música suave; apagar as luzes.
Repita esta sequência em noites seguidas até formar o novo hábito. O tempo necessário varia de pessoa a pessoa.
Siga firme. Não desista.



Comentários