Pensar positivo: o segredo para viver mais
- carlafinger
- 7 de out.
- 2 min de leitura

Tem gente que só enxerga problemas. E tem quem veja oportunidades escondidas em meio às dificuldades. Essa diferença de olhar é o que chamamos de pensar positivo — e pode transformar a maneira como você vive.
Pensar positivo não é ignorar os obstáculos, mas escolher conscientemente olhar para as soluções e valorizar o que há de bom em qualquer situação.
A ciência mostra que essa atitude faz diferença: pessoas positivas têm mais saúde, vivem mais e lidam melhor com o stress. Ainda que os pesquisadores não saibam exatamente como funciona essa relação, os estudos apontam que a atitude otimista está associada a maior longevidade, menor risco de depressão, menor resposta inflamatória ao stress, mais saúde cardiovascular e bem-estar psicológico e mais resiliência para enfrentar momentos difíceis.
Dá para aprender a pensar positivo
Se você se considera uma pessoa naturalmente pessimista, não desanime: pensar positivo é uma habilidade que pode ser praticada. Transformar pensamentos negativos em positivos não acontece da noite para o dia, mas com prática, vira hábito.
Preste atenção ao seu diálogo interno, ao que você diz para si mesma. Muitas vezes repetimos pensamentos negativos sem perceber. Identifique e reformule uma crítica interna. Procure reformulá-la de forma construtiva: em vez de “errei na receita”, mude para “não saiu como eu queria, mas vou acertar na próxima”.
Cerque-se de pessoas positivas. A energia de quem está perto influencia diretamente a forma como você pensa. Observe como essas pessoas encaram as dificuldades e aprenda com o exemplo.
Reserve alguns minutos do seu dia para reconhecer as coisas boas. Ao valorizar o que você tem de bom na vida, a sua mente passa a focar mais no positivo e menos no que está faltando. Praticar a gratidão é um exercício simples que pode mudar a maneira como você enxerga o mundo.
Aproveite os pequenos prazeres no dia a dia, as coisas simples que você gosta, como tomar um banho quente sem pressa ou dar boas risadas com um amigo. Ao se sentir melhor, será mais fácil ter uma atitude otimista.
Viver o presente com olhar positivo
Pensar positivo não significa ignorar as dificuldades, mas encontrar uma forma mais construtiva de lidar com elas. Uma maneira de praticar é focar no presente.
Quando você direciona a atenção para o agora, percebe o que está funcionando em vez de olhar apenas para o que não saiu como esperado. Essa mudança de foco ajuda a encarar situações difíceis de outra perspectiva e reformular e lidar de forma mais positiva com elas.
Um toque para facilitar
Praticar a positividade não precisa ser complicado. Experimente fazer algo de bom para alguém, como sorrir para o pessoal da limpeza no trabalho, ouvir com atenção um amigo ou ajudar um vizinho a carregar as compras.
Esses gestos têm efeito duplo: deixam o dia de quem recebe mais leve e, ao mesmo tempo, produzem em você uma sensação de bem-estar.



Comentários