O importante é se mexer mais
- carlafinger
- 13 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2025

Qualquer nível de atividade física é melhor que nada, afirmam as autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS), o órgão máximo de saúde pública mundial. O objetivo é claro: estimular as pessoas a serem mais ativas porque o corpo que se movimenta tem mais saúde.
Todo movimento conta
Atividade física é qualquer ação em que o corpo se movimenta e gasta energia. E, por menor que seja, todo movimento conta.
Nas suas atividades do dia a dia, você gasta energia ao cuidar da casa, preparar a comida, fazer compras, ir ao trabalho. Ao final do dia, toda energia que foi gasta conta e contribui para melhorar a sua saúde.
O primeiro passo para uma vida mais ativa é vencer a própria resistência. A nossa tendência normal é encontrar desculpas para continuar onde estamos: “a vida é uma correria”, “não sobra tempo para nada”, “ando cansada”, “sinto dores”, “nem sei por onde começar”.
Sem precisar de muito esforço, é possível fazer pequenas mudanças no dia a dia para aumentar o nosso nível de atividade. O importante é se mexer sempre.
Podemos aproveitar a rotina em casa e no trabalho para nos movimentarmos mais. Dá para continuar a fazer tudo do mesmo jeito, mas a um ritmo mais rápido ou mais intenso. Ao sair a pé, andar a um passo mais acelerado que o normal ativa a circulação e fortalece os músculos. Ao arrumar a casa usando movimentos mais vigorosos, o nosso organismo transpira, o que produz uma sensação de bem-estar, melhorando o humor e reduzindo o stress.
Hora de agir
Para começar a entrar num ritmo mais ativo, encare as tarefas diárias como desafios. Repasse a sua rotina do dia a dia e descubra em que momentos dá para se mexer mais.
Comece aos poucos, especialmente se você anda meio parada e se cansa fácil. Vá devagar, a mudança deve ser sutil para você ir se acostumando ao novo ritmo. Por exemplo, saia a pé mais vezes. Ou acelere o ritmo da faxina.
Encontre outras oportunidades para se movimentar, aumente as distâncias e crie novos desafios. Quanto mais intensa for a atividade, maior será o benefício para a saúde.
Um toque para facilitar
Caminhar é um bom desafio para começar. Se você não costuma sair a pé, vá aos poucos. Ande uns metros no começo. Faça uma caminhada curta.
Se já está habituada a caminhar, acelere o ritmo ou aumente as passadas. E, com o tempo, aumente gradativamente a distância a ser percorrida.



Comentários