Menopausa não é o fim da linha
- carlafinger
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

A menopausa é uma fase de transição fisiológica natural que marca o fim do período reprodutivo da mulher. Ainda assim, continua sendo um assunto pouco falado e cercado de ideias ultrapassadas e preconceito sobre envelhecimento e feminilidade.
Em diversas culturas, envelhecer é um tabu. O passar do tempo é ainda motivo de vergonha para algumas mulheres. Não é raro que elas se sintam pressionadas a esconder a própria idade e os sinas do tempo, como cabelos brancos, rugas e mudanças no corpo.
Além disso, falta informação. Muitas nunca ouviram mães ou avós falarem sobre menopausa. Crescem sem saber o que esperar e, quando essa fase se aproxima, têm dificuldade em admitir a sua chegada, por receio de serem vistas como velhas ou ultrapassadas. Algumas chegam a acreditar que estão “acabadas”.
O que acontece na menopausa
A menopausa ocorre, em média, entre os 45 e 55 anos e está associada à diminuição da produção de estrógeno e progesterona pelos ovários. Esses hormônios não servem apenas para reprodução, mas participam de diversas funções essenciais do organismo.
Essa mudança hormonal vem acompanhada de irregularidade menstrual, ondas de calor, suores, alterações no sono, no humor e na concentração, além da redução da densidade óssea e do aumento do risco de osteoporose. Também ocorrem alterações no metabolismo, na libido e na saúde cardiovascular.
Mesmo assim, a maioria das pessoas sabe pouco sobre este processo. Falta informação clara, inclusive entre profissionais de saúde. Poucos conhecem os diferentes estágios (perimenopausa, menopausa e pós-menopausa), os sintomas associados e as opções de manejo e tratamento. O desconhecimento contribui diretamente para o preconceito.
O valor da mulher não está na sua fertilidade. A menopausa não marca o fim de uma vida ativa e produtiva. Representa a transição para uma nova fase, que pode ser vivida plenamente, com saúde e bem-estar.
Hora de agir
Falar abertamente sobre a menopausa é essencial para entender melhor esta transição. Mulheres de todas as idades devem se informar sobre o que é a menopausa, conhecer seus estágios e se preparar para viver esta nova fase.
Conhecimento é poder. É hora de abrir espaço para conversas francas com as amigas, com os parceiros em casa e no ambiente de trabalho.
Já estamos vivendo uma mudança cultural, que não se resume a assumir os cabelos grisalhos. Cada vez mais mulheres se sentem à vontade para dividir as suas experiências e falar abertamente sobre como enfrentar o preconceito que, por tanto tempo, marcaram essa etapa da vida.
Um toque para facilitar
Normalizar a menopausa começa com cada uma de nós. Se você já passou ou está passando por essa transição, não tenha receio de falar sobre isso.
Na próxima conversa com as amigas, troquem experiências. Falem sobre como lidar com os sintomas e outras mudanças no dia a dia. Falem também sobre como enfrentar o preconceito que ainda cerca as mulheres acima dos 50 anos.
Com certeza, você vai ouvir histórias parecidas com a sua. Além de se cuidar melhor, quanto mais você fala, mais força conquista.



Comentários