top of page

Dá para comer direito passando o dia fora?

  • carlafinger
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de ago.

ree

Você provavelmente já se propôs outras vezes a seguir uma alimentação saudável, mas logo de cara se deparou com um empecilho: como comer direito passando o dia todo fora de casa?


Comer na rua é um problema para quem quer comida saudável. Parece quase impossível evitar escolhas ruins. O tempo é curto no horário de almoço e acabamos optando por refeições rápidas em padarias, lanchonetes de fast-food ou outros lugares próximos ao trabalho, onde as opções de comida saudável são poucas.


É possível sim se alimentar saudável mesmo se você passa o dia todo fora. Porém, isso requer mudar alguns hábitos e aprender a se organizar e planejar a comida da semana.


Marmitas e lanches


Para conseguir comer melhor na sua rotina fora de casa, você precisa primeiro assumir o compromisso de levar uma marmita ou lanche ao sair para trabalhar todos os dias. A chave é planejar com antecedência.


O primeiro passo é montar o cardápio semanal das refeições da marmita ou dos lanches. Planejar é fundamental porque ajuda a definir os alimentos e as quantidades certas ao fazer a sua lista de compras.


Falta de tempo 


A falta de tempo é uma das dificuldades para quem quer levar comida de casa para o trabalho, já que planejar e preparar as refeições com antecedência pode parecer demorado.


A solução está em reorganizar a sua rotina para que ela funcione a seu favor. Reserve um tempo, de preferência no fim de semana, para preparar as refeições. Opte por receitas simples, fáceis de preparar.


Na hora de cozinhar, prepare porções extras das suas refeições para que tenha sempre comida pronta em casa para levar na marmita durante a semana. Outra opção para ganhar tempo é preparar porções individuais e congelá-las, mantendo um estoque de refeições caseiras sempre à mão.


Levar marmita ou lanche ao trabalho é uma boa maneira de economizar com a comida e evitar a tentação de consumir calorias a mais. Você também aproveita melhor a sua hora do almoço, sobrando até um tempinho para sair para caminhar depois de comer.   

 

Hora de agir


Planeje com antecedência. Antes de ir às compras, defina o cardápio da semana e faça uma lista dos ingredientes necessários para preparar as refeições.


Coloque também na sua lista de compras opções práticas e nutritivas para matar a fome no trabalho, como frutas, mix de frutas secas e castanhas ou iogurte.


Um toque para facilitar


Numa folha de papel, monte uma tabela simples e anote a cada semana:

  • economia: valor aproximado que deixou de gastar ao evitar comer fora durante a semana.

  • alimentação saudável: número de refeições com comida caseira ou nutritiva que você conseguiu fazer.

  • atividade física: número de vezes na semana em que conseguiu ir dar uma volta após o almoço.

  • bem-estar: número de vezes em que se sentiu bem por cuidar da sua saúde.


Esse registro semanal ajuda a ter uma ideia da mudança positiva na sua vida ao levar marmita ou lanches saudáveis para o trabalho.



Comentários


Inscreva-se para receber avisos
de novos posts

© 2025 Mudar para viver bem/canviant
bottom of page