top of page

Reformulando...

  • carlafinger
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de ago.

ree

Se você já se sentiu frustrada ao tentar seguir uma dica saudável e se culpou por não conseguir, saiba que não está sozinha. Em vez de se maldizer, transforme essa frustração em uma oportunidade para enxergar as coisas de outro ângulo e encontrar seu próprio caminho para viver bem e com mais saúde.


Mudar a forma de pensar abre espaço para recomeçar. Em vez de se prender a ideias negativas do tipo “não consigo ter hábitos saudáveis, sempre dá errado”, seja menos dura consigo mesma. Reavalie: será mesmo que tudo o que você tentou não valeu para nada?


Recontar a própria história com uma nova atitude pode transformar a forma como nos percebemos. Deixe para trás a ideia de que nada dá certo. Tenha uma atitude mais construtiva, focando no que ainda dá para aprender e melhorar. Troque o “não consigo” pelo “vou descobrir como posso fazer funcionar para mim”.


Adotar uma perspectiva mais positiva ajuda a entender que a mudança de comportamento não acontece da noite para o dia. É um longo processo de aprendizagem.


Se você tentou mudar um hábito e não deu certo – não é o fim do caminho. Cada pessoa é diferente e talvez seja necessário repensar o seu plano, adaptando-o à sua maneira de ser e ao seu ritmo de vida. Todo esforço conta. Os hábitos se formam com a prática, por isso persistir e aprender com cada experiência é fundamental.


Não se cobre tanto. Seja a sua melhor amiga e valorize o esforço que você faz para melhorar. Lembre-se: reconhecer o próprio valor é também viver bem.


Hora de agir


Comece a escrever um diário.


O diário será um aliado no seu caminho para viver melhor. Escrever sobre o seu progresso e as suas dificuldades ajuda a ter uma ideia do que funciona e ainda reforça o seu compromisso em querer mudar.


Um toque para facilitar


Estabeleça um horário conveniente para escrever no diário. Veja se prefere fazer suas anotações num caderno, no celular ou ditar para um aplicativo. Descreva o seu dia com frases simples: “Hoje consegui fazer (...)” e “aprendi que (…)”.


Siga um ritual: escolha um momento tranquilo, coloque uma música suave e encontre um cantinho só seu (até o banheiro serve). Pegue uma caneta legal, abra o caderno e deixe a conversa fluir no papel.



Comentários


Inscreva-se para receber avisos
de novos posts

© 2025 Mudar para viver bem/canviant
bottom of page