O verde é nosso amigo
- carlafinger
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de ago.

Tem dias em que o céu parece cinzento apesar de o sol estar brilhando lá fora. Nos sentimos sem energia, bate um desânimo, falta motivação. Em outros dias, tudo nos irrita, os hormônios estão nas alturas e sentimos aquela vontade de chorar por qualquer besteira.
Assim como nos preocupamos em comer direito, nos mexer mais e dormir bem para melhorar a nossa saúde física, também precisamos cuidar da nossa saúde mental e emocional para viver bem. A saúde física e a saúde mental andam de mãos dadas.
Benefícios da natureza
Estudos recentes mostram que o contato com a natureza melhora o nosso bem-estar emocional.
Estar próximo à natureza, caminhar ou pedalar em espaços verdes, admirar plantas e flores e ouvir o vento balançar as folhas das árvores são ações simples e prazerosas que têm efeitos benéficos à saúde. O coração desacelera, a respiração acalma e somos inundadas por uma sensação de bem-estar e relaxamento que reduz o stress e a ansiedade.
Quem vive no caos urbano, cercado de asfalto e concreto, com ruas movimentadas e jardins minguados, acaba tendo pouco contato com a natureza. Encontrar maneiras de trazer a natureza para o dia a dia ajuda a contrabalançar os efeitos da vida urbana e renovar as nossas energias.
Cultivar plantas traz bem-estar. O simples ato de cuidar, regar e ver a planta crescer nos conecta com a natureza. Não é preciso nem sair de casa: dá para ter vasos dentro do apartamento, na varanda ou no quintal. Ou você pode cultivar uma horta na cozinha ou em um espaço coletivo do seu prédio ou bairro. Preparar a terra, plantar e cuidar faz com que a gente se mexa mais.
Trazer a natureza para perto de nós melhora a nossa qualidade de vida. Cultivar plantas estimula a interação com outras pessoas e a troca de experiências. Isso melhora a nossa autoestima por estarmos fazendo algo útil e com um bom propósito.
Hora de agir
Introduza uma atividade em contato com a natureza no seu dia a dia. Se ela não for viável nos dias de semana, programe-a para o fim de semana. Chame a família ou amigos.
Deve ser algo simples e facilmente ao seu alcance, como dar uma volta no bairro prestando atenção ao verde das árvores ou flores.
E se você não tem plantas em casa, é uma boa oportunidade para começar. O verde vai alegar a sua casa.
Um toque para facilitar
Da próxima vez que for às compras, escolha um vasinho de planta e traga para casa.
Opte por uma planta fácil de cuidar, que requer pouca rega e atenção. As suculentas ou a zamioculca são boas opções.



Comentários